Há ensinamentos que nos chegam das mais variadas formas. Nada substitui a experiência própria, mas há umas quantas coisas que é preferível aprender pela experiência dos outros que passar pelas situações em si.
Numa perspectiva meramente didáctica trago até vós os ensinamentos que sempre estiveram lá, mas estávamos demasiado ocupados com o restante cenário para reparar – os trazidos pelas personagens de desenhos animados.
Comecemos com o que nos ensinou Bela, do clássico a Bela e o Monstro.
Num parágrafo a história resume-se a isto: o pai da Bela é preso por um monstro horroroso e peludo no seu castelo. Ela substitui-se ao pai. Amansa a fera com a sua personalidade fantástica e a sua boa índole e a força do amor fá-lo transformar-se de novo no garboso príncipe que já fora em tempos.
Muitos poderiam pôr as coisas desta forma: o filme ensina às crianças desde cedo que a força do amor é transformadora. Eu prefiro pôr as coisas noutros termos, o filme ensina às mulheres em geral isto:
Como fazer a besta do seu namorado tornar-se num príncipe?
Numa leitura mais atenta do filme os segredos para o conseguir by Bela são:
- Mostrar ao tipo que se tem outras opções mais lavadinhas (a Bela tinha o Gastón para fazer ciúmes ao Pantufa);
- Desprezo (passar imenso fechada numa biblioteca a pôr a leitura em dia, no caso dela).
Com ela funcionou. No geral, não tenho a certeza.
Que opinam os caros leitores?
Fica ainda a dúvida: teria Bela ficado com o Mostro, se ele continuasse a ter mais pêlos que o Tony Ramos em vez de ficar louro de olhos azuis?
Próximo capítulo (ou não):
HOW TO by Peter Pan – Segredos para manter a juventude eterna
Olá! Pois é uma nova teoria. Mas só chegamos a ela quando adultas porque enquanto crianças preferimos acreditar que a transformação se deve á força do amor! LOL. Beijinhos
Acho que o amor já teve mais força do que agora.
E depois, quem é que se dá ao trabalho de amansar monstros com amor, com tantos principes "à boa vida"?
E quanto a pêlos, eles até já os tiram com cera quente, como as "monstras" eheheh.
Beijinho
De Um Gajo Qualquer... a 7 de Abril de 2009 às 15:05
Claro que não!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
De Joana a 7 de Abril de 2009 às 17:22
ADOREI!!! Bem sabes que sou fã das princesas da Disney... Continua por favor! :)
Bom, vou dar a minha opinião apesar de não ter posto em prática os conselhos da Bela pelo que não posso ter a certeza se no mundo real e actual seriam eficazes ou não...
-> MOSTRAR-LHES O QUE ESTÁ MAL NELES: suponho que com muito jeitinho isto até seja possível. Na maior parte dos casos é uma hipótese praticável. No entanto, minhas senhoras, saibam que para o fazerem necessitam de um truque: temos de fazer com que os Homens façam aquilo que nós queremos, mas eles têm de achar que é tudo ideia deles (fiz-me entender? em caso de resposta negativa, por favor é só dizer que eu procuro explicar melhor :) )
->DESPREZO: dividamos este tópico em duas partes:
- antes de haver namoro, sim. O desprezo é fantástico. Mas aqui há novamente um truque: saber dar desprezo na medida certa. Desprezar, mas dando corda para que ele não perca o interesse
- durante o namoro, esquece! Na actualidade isso não pega. Os Homens pensam logo: "ah não queres? tão vou procurar outra!"
Pessoalmente, apesar de adorar a Bela, confesso que acho que ela não aguentaria muito mais tempo. É que o bicho é mesmo horrível Consegues imaginar-te a viver com aquilo e ainda por cima "Feliz para sempre"? Tá bem que já não somos fúteis , mas o mau gosto tem limites! :p
Ansiosa pelo próximo capitulo!!! :)
De
Té a 7 de Abril de 2009 às 17:59
Vejo que os meus comentadores estão muito descrentes no amor.
Sobretudo naquele ditado do "quem o feio ama, bonito lhe parece".
Não pensam vocês que a Bela poderia mais tarde desnvolver uma miopia severa e continuar assim a ser feliz com o Monstro (acordado que este fizesse a depilação)?
:p
Também é fácil de ver quem é até aqui a maior fã das princesas da Disney, né Joaninha? eheh
De Joana a 7 de Abril de 2009 às 18:32
Literalmente a maior, né? Só eu para escrever um comentário tão grande. Lol...
Bom, mas a questão é: uma coisa é amar homem feio. Parecer-nos-á bonito e não somos futeis para ligar só ao aspecto exterior. Mas outra coisa completamente diferente é "viver feliz para sempre" com um monstro peludo (ainda que depilado!) :P
De Diana a 7 de Abril de 2009 às 20:46
Queridas(Té e Joana), receio que não tenham entendido a verdadeira lição da história da Bela e o Monstro. Assim remeto para o http://gangdamelanina.blogspot.com para uma explicação mais extensa. Ainda não escrevi o post, mas está quase,quase.
De
Té a 8 de Abril de 2009 às 12:18
Pois qua já fui lá espreitar ;) e comentar quase de forma tão extensa como a Joana fez aqui.
Bela teoria, Di. Gostei do síndrome da Bela - verdade que algumas de nós somos portadoras!
De
P. a 7 de Abril de 2009 às 21:02
acho que hoje em dia já são poucas as pessoas que se dão ao trabalho de tentar amansar o que quer que seja. à mínima coisa, puff!
a cena do desprezo funciona às mil maravilhas e acho que ela teria ficado com ele mesmo com mais pelos que o tony ramos, sim ahaha!
*
De
Té a 8 de Abril de 2009 às 12:19
Concordo mesmo com o que dizes!
"Ah, usas pantufas? Não gosto disso, está tudo acabado."
"Discutir? falar para quê? Não gosto disso. Está tudo acabado."
Ninguém tenta nada hoje em dia. Dá, dá. Não dá, passa a outro e não ao mesmo. LOL
Pois eu cá acho que hoje em dia a Bela não teria vivido feliz para sempre nem com o príncipe louro de olhos azuis, quanto mais com o gajo em versão Monstro! No máximo a coisa durava um ano ou dois, até a Bela se cruzar com o John Smith* e perceber que na Disney ha gajos realmente bons e giros.
*Personagem masculina do filme de animação "Pocahontas".
De
Té a 8 de Abril de 2009 às 12:21
Pessoalmente prefiro o príncipe da Branca de Neve. Moreno e de cabelo curtinho, que eu cá prefiro. Se bem que me lembro de achar que ele tinha os lábios tão rosados que pareciam pintados...abichanado ou o primeiro metrosexual da história da Disney? Fica a dúvida.
Lol
De Diana a 8 de Abril de 2009 às 19:52
Desculpem, mas giro giro é o Aladdin, se bem que o homem(Disney)da minha vida é mesmo o Monstro!
Comentar post