Segunda-feira, 25 de Maio de 2009

Marketing 101 para Mendigos*

Não sei se já tive oportunidade de dizer aqui no blog que a minha formação é em Marketing.
Mas sei que ja tive oportunidade de demonstrar que frequento o metropolitano no post Cultura a Metro.

O meu objectivo com este post é tão somente ajudar as pessoas que pedem no metro. Dinheiro não lhes dou. Bolachas até já dei (integrais, para não fazer mal ao colestrol ou diabetes). Mas para isso é preciso que me convençam a aderir ao serviço, o que só pode ser feito dentro de certos parâmetros de actuação.
Nunca dei nada tão valioso quanto a consultoria em comunicação que disponibilizo agora.

*Vou já avisando que se forem pessoas bondosas e sensíveis à temática é melhor não passarem daqui. Apesar de, como disse, isto ser uma boa sessão de consultadoria, mai'nada.

ESTRATÉGIA DE MKT PARA PEDINTES

Timing/Target
A divulgação (o pedido) deve ser feita numa hora, por um lado, propícia à presença do target definido (i.e. turistas), por outro lado, numa altura em que a prediposição do público alvo seja a ideal (evitar horas de ponta - por favor! estou farta de me espremer contra às portas, para passarem - e épocas de crise em geral).

Personalização
O pedir deve ser diferente consoante as variáveis demográficas e psico-comportamentais do target. É possível ver pela reacção à aproximação ao sujeito qual a conduta a tomar. Se um olhar tipo gato-do-shrek bastará, ou se será preferível uma abordagem mais entusiasta.

Identidade da Marca
Um dos elementos mais importantes da identidade é a embalagem. O pedinte em geral não deve estar estar demasiado bem embalado (falo de trajes, apenas) sob pena de causar a desconfiança do target em relação à sua real necessidade. Deve encontrar um ponto de equilíbrio em que a vestimenta não caia também no extremo da repulsa.

Diferenciação/Posicionamento
É importante uma diversificação da oferta. Que cada um encontre um posicionamento único do mercado pelo qual seja identificado pelo consumidor em oposição à restante oferta (ou neste caso, des-oferta). Um exemplo de posicionamento único, seria o já por mim aconselhado aproveitamento do varão das carruagens, para danças eróticas, criando toda uma nova classe de mendigos.

Valor Acrescentado
Em última instância é o benefício que o consumidor retira da adesão ao serviço que vai determinar a sua escolha (visto que aqui a componente preço é determinada do lado da procura). Assim, valores acrescentados como um bom espectáculo musical ou a utilização não abusiva de animais domésticos poderá revelar-se eficaz, podendo constituir um posicionamento como supra-citado.
Aqui se enquadram também as promoções ("pague a um, ajude dois").

CRM/Serviço Pós-Venda
A cortesia, notada em actos simples como um agradecimento pode criar a fidelização do cliente. Por exemplo, uma vez dada a esmola, ver o que se pode fazer pelo indivíduo. Talvez ele precise, a título de exemplo, de um lenço, e se o possa ajudar com um ritmado "tenha a bondade de me dar um lenço de papel" para os outros passageiros.
Para mais, se o cliente não adere ao serviço, é necessário fazer um esforço para entender o motivo e perceber se é possível corrigir o comportamento de venda erróneo - em que passo do processo se está a falhar (talvez o problema seja a bolsa cheia de moedas a tilintar que vão despejando da lata). A permanente adaptação da estratégia é um elemento-chave para a eficácia crescente


Todos estes elementos devem ser definidos e postos em prática de uma forma integrada e coerente, numa estratégia sólida e continuada para a conquista e fidelização do público-alvo.

Um último conselho, se "são cegos" depois não vão a correr escadas acima e de bengala em riste. É que a publicidade enganosa é punida por lei. Bem como furar olhos alheios com a bengala e - aí sim - começar a pedir para o ceguinho..

 

feeling: solidária
by Té às 20:48

link do post | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. O mundo podia ter acabado

. O Sexo, a Cidade e o João

. A Estória da Traça

. Alô?

. Não admira que o ano corr...

. Balanço do mês

. Wishlist - a própria!

. Perigo! Crianças que acre...

. Até parece que não tenho ...

. Estimados Leitores

. Marketing 101 para Mendig...

. Começo a achar que a Lady...

. What Else?

. Primeiro dia

. 6a Feira 13 MUDASTI

.arquivos

. Outubro 2011

. Junho 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Maio 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.tags

. todas as tags

.blogroll