Segunda-feira, 25 de Maio de 2009

Marketing 101 para Mendigos*

Não sei se já tive oportunidade de dizer aqui no blog que a minha formação é em Marketing.
Mas sei que ja tive oportunidade de demonstrar que frequento o metropolitano no post Cultura a Metro.

O meu objectivo com este post é tão somente ajudar as pessoas que pedem no metro. Dinheiro não lhes dou. Bolachas até já dei (integrais, para não fazer mal ao colestrol ou diabetes). Mas para isso é preciso que me convençam a aderir ao serviço, o que só pode ser feito dentro de certos parâmetros de actuação.
Nunca dei nada tão valioso quanto a consultoria em comunicação que disponibilizo agora.

*Vou já avisando que se forem pessoas bondosas e sensíveis à temática é melhor não passarem daqui. Apesar de, como disse, isto ser uma boa sessão de consultadoria, mai'nada.

ESTRATÉGIA DE MKT PARA PEDINTES

Timing/Target
A divulgação (o pedido) deve ser feita numa hora, por um lado, propícia à presença do target definido (i.e. turistas), por outro lado, numa altura em que a prediposição do público alvo seja a ideal (evitar horas de ponta - por favor! estou farta de me espremer contra às portas, para passarem - e épocas de crise em geral).

Personalização
O pedir deve ser diferente consoante as variáveis demográficas e psico-comportamentais do target. É possível ver pela reacção à aproximação ao sujeito qual a conduta a tomar. Se um olhar tipo gato-do-shrek bastará, ou se será preferível uma abordagem mais entusiasta.

Identidade da Marca
Um dos elementos mais importantes da identidade é a embalagem. O pedinte em geral não deve estar estar demasiado bem embalado (falo de trajes, apenas) sob pena de causar a desconfiança do target em relação à sua real necessidade. Deve encontrar um ponto de equilíbrio em que a vestimenta não caia também no extremo da repulsa.

Diferenciação/Posicionamento
É importante uma diversificação da oferta. Que cada um encontre um posicionamento único do mercado pelo qual seja identificado pelo consumidor em oposição à restante oferta (ou neste caso, des-oferta). Um exemplo de posicionamento único, seria o já por mim aconselhado aproveitamento do varão das carruagens, para danças eróticas, criando toda uma nova classe de mendigos.

Valor Acrescentado
Em última instância é o benefício que o consumidor retira da adesão ao serviço que vai determinar a sua escolha (visto que aqui a componente preço é determinada do lado da procura). Assim, valores acrescentados como um bom espectáculo musical ou a utilização não abusiva de animais domésticos poderá revelar-se eficaz, podendo constituir um posicionamento como supra-citado.
Aqui se enquadram também as promoções ("pague a um, ajude dois").

CRM/Serviço Pós-Venda
A cortesia, notada em actos simples como um agradecimento pode criar a fidelização do cliente. Por exemplo, uma vez dada a esmola, ver o que se pode fazer pelo indivíduo. Talvez ele precise, a título de exemplo, de um lenço, e se o possa ajudar com um ritmado "tenha a bondade de me dar um lenço de papel" para os outros passageiros.
Para mais, se o cliente não adere ao serviço, é necessário fazer um esforço para entender o motivo e perceber se é possível corrigir o comportamento de venda erróneo - em que passo do processo se está a falhar (talvez o problema seja a bolsa cheia de moedas a tilintar que vão despejando da lata). A permanente adaptação da estratégia é um elemento-chave para a eficácia crescente


Todos estes elementos devem ser definidos e postos em prática de uma forma integrada e coerente, numa estratégia sólida e continuada para a conquista e fidelização do público-alvo.

Um último conselho, se "são cegos" depois não vão a correr escadas acima e de bengala em riste. É que a publicidade enganosa é punida por lei. Bem como furar olhos alheios com a bengala e - aí sim - começar a pedir para o ceguinho..

 

feeling: solidária
by Té às 20:48

link do post | favorito
De Joana a 26 de Maio de 2009 às 22:18
Té, arrasou!! Adorei... Vou dizer aos mendigos do metro para cá passarem para lerem isto. Ah, espera! São cegos!! Lol... Brincadeirinha...

Tá muito bom, sim. Mas não sei se eles precisam destes teus preciosos conselhos. É que a ditas bolsinhas à cintura estão sempre bem recheadas, já reparaste?

Talvez possas fazer um post para ajudar os falsos deficientes a enganar melhor os utentes do metro. Por exemplo: "cego não se assusta ao ver uma pessoa na esquina", ou "cego não corre escada acima sem bengala", ou "maneta não tem duas mãos à noite" ou ainda, "cego não consegue ver o olhar de indignação que lhe mandas".
De a 26 de Maio de 2009 às 22:39
Mas os invisuais também navegam na internet e têm software que lê o texto em HTML. Já os mendigos duvido que tenham PC - e se têm, nunca mais me peçam bolachas integrais!

Não posso dar técnicas para isso porque a minha actividade é muito honesta e não trata de enganar ninguém, apenas realçar e comunicar da melhor maneira o que já existe. Ou seja, para o o vender como cego credível, teria de facto de fazer uso das colheres :p (get it?)
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. O mundo podia ter acabado

. O Sexo, a Cidade e o João

. A Estória da Traça

. Alô?

. Não admira que o ano corr...

. Balanço do mês

. Wishlist - a própria!

. Perigo! Crianças que acre...

. Até parece que não tenho ...

. Estimados Leitores

. Marketing 101 para Mendig...

. Começo a achar que a Lady...

. What Else?

. Primeiro dia

. 6a Feira 13 MUDASTI

.arquivos

. Outubro 2011

. Junho 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Maio 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.tags

. todas as tags

.blogroll