Quinta-feira, 4 de Setembro de 2008
Com este post inauguro o - até agora - título mais longo da história deste blog. Julgo que vale a pena.
Tive há pouco tempo a oportunidade - curta mas sobejamente aproveitada - de contactar com o mundo dos ranchos folclóricos.
Cheguei tarde ao evento, por motivos de força maior (Benfica-Porto), e não fui já a tempo de ver as Rosas da Primavera do Vale do Horto, o rancho de terra, que segundo fontes fidedignas sofreu um percalço na actuação, quando a electricidade ameaçou explodir..será porque toda aquela voltagem estava ligada a uma tripla simples como a que eu uso na cozinha? Fica a dúvida...
Do rancho folclórico de Santa Eufémia de Pé de Moura também pouco vi, porque entretanto tinha outro motivo de força maior (ir-me embora), não sem antes constatar que as moças actuavam descalças, arriscando levar com botas pesadas dos seus colegas nos delicados (?) pés.
Contudo, aprendi bastante com o rancho folclórico de Pindelo de Silgueiros. Prenderam a minha atenção assim que anunciaram a música que dá nome ao post: Margarida Moleira, numa dança de roda mimada.
Aprendi que não só podem ser mimadas, as danças de roda podem ser batidas, picadas, passeadas, saltitadas e outras variantes que não decorei ou não tive o prazer (ou gosto, que prazer é outra coisa) de visualizar.
Mais do que isto, meus caros, as danças de roda podem ser mais de uma destas ao mesmo tempo. Ou seja, podem ser picadas e batidas, ou batidas, saltitadas e passeadas em simultâneo. Todo um novo mundo de danças de roda existia à revelia do meu conhecimento.
Neste momento, sinto-me uma pessoa mais culta, mais portuguesa, mais sportinguista (porque este post também serve para eternizar que no fértil campo da luz, que deu cebolas, o SLB e o FCP tiveram competência suficiente para o empate).
Obrigada Pindelo de Silgueiros.
feeling: pindeleira de silguense (?)
De
sara a 5 de Setembro de 2008 às 11:40
Estou a ver que andas com umas visitas (de estudo?) muito animadas! lol
SPORTING :D
*
De Veroshka a 5 de Setembro de 2008 às 14:02
Bem começo por dizer que tive bastantes dúvidas se este post merecia o meu comentário lolol.
1ªrazão - pareceu-me que a tua forma de falar de ranchos folclóricos foi um pouco sarcástica
2ªrazão- tudo é de força maior para ti tirando tornares-te uma pessoa mais culta ao ver os ranchos folclóricos.
3ªrazão- Aproveitas para num post sobre ranchos folclóricos gozares ainda com o Estádio da Luz.
Por todas estas razões só tenho uma coisa a dizer:
se tiveres interessada em ficar ainda mais culta não só por saberes mais sobre ranchos folclóricos, mas por passares a praticá-lo e perceberes o quão dificil é dançar de forma batida, picada, saltitada e mimosa tudo em conjunto e ainda teres força para a próxima música, já sabes podes falar comigo ;)
PS1: Se por alguma razão neste post parece que estou zangada é só para perceberes que eu também sei escrever de forma sarcástica lololol
Bjufa gd :)
PS2: Será que coloco os caracteres abaixo e carrego no publicar comentário? :S
De Miguxa a 5 de Setembro de 2008 às 16:31
Achei que era a altura certa de deixar um comentário realmente sério e com um ponto de vista extremamente relevante, aqui vai:
"Eu sobre isso não tenho opinião..."
Tenho dito.
E já agora... nao sabia que tinhas um blog, muito bonitinho e verde... k surpresa! Ainda andas por leiria? Eu agora vim morar para Rilhafóis, mas temos de combinar kk coisa. bjs miguxa
De Elefanta cheirosa :P a 6 de Setembro de 2008 às 23:04
Bu !
Devo dizer q ao ler este post me vieram aos poros da pele (sim pqe ... digamos a verdade... a pele n tem nenhuma flor :S ) varias emoções! Não... nenhuma boa!!
1ª emoçao - raiva... tens mesmo q aproveitar tdo pra gozar cm o slb ??
2ª emoção - frustração pqe estive sentada mais de metade do espectaculo (pois... espectaculo ) e vi as rosinhas da primavera e os seus seguidores todos e não apanhei os de Pindelo de Silgueiros com Margarida Moleira numa dança de roda mimada
3ª emocão - repito... raiva... pqe n foste capaz de me chamar pra gozar um bocadinho
4ª emoção - raiva... outra vez pqe n tive oportunidade de aprender nada...
5ª e ultima emoção - duvida... pqe é q toda a gente comenta em topicos ??
:S
Com tudo isto... não esperes q eu te mande beijinhos... além disso estas na sala ao lado... podia faze-lo se quisesse... e NAO quero :D

De Ribeiro Cardoso a 23 de Fevereiro de 2010 às 17:27
Peço antes de mais, a proprietaria deste blog, que me desculpe por estar a usar de um comentário, fora do que seria normal dado carácter a que este excelentemente se destina.
Mas faço-o para dar noticia, de uma extraórdinaria Artista, nascida em Pindelo de Silgueiros radicada no Brasil ,que creio que seus conterrâneos gostaram de acompanhar e saber da sua carreia musical.
A Si, respeitosamente lhe peço que o divulgue por aí.
Criei um Site que se chama Porta Do Fado «ribeiro cardoso » « O Saber Lusitano» Do qual esta vossa conterrânea é Membro. Chama-se esta senhora, Maria de Lourdes Santos. Que pode ser vista e ouvida através deste link. http://fadoribeirocardoso.ning.com entre videos musicais, tem um onde ela fala dessa terra em Viseu, cidade a que também eu pertenço.
Sem outro assunto
Os meus Cumprimentos
Ribeiro Cardoso
Comentar post