Sábado, 13 de Dezembro de 2008

Gosto porque sim

AVISO: Este post não tem nada a ver com a música para crianças do André Sardet.

O colega blogueiro Arrumadinho, decidiu fazer um post acerca do que não gosta. Este post.

Além da incoerência de dizer num dos tópicos que não gosta de de dizer não, quando todo o post se baseia numa lista que começa com "não gosto de...", tem a ideia de dizer a certo ponto: Não gosto de Leiria.
 

Deu discussão profunda, claro. As pessoas de Leiria sabem defender-se (só uma das inúmeras qualidades). Tirando o comentador  "anónimo" - adoro esta raça de pessoas que comenta sem pôr o nome (reparem, pessoas, nem tem de ser um nome verdadeiro, mas se toda a gente comentasse em anónimo nunca se saberia a quem endereçar respostas, por ex).

Respeito a opinião do sujeito que não gosta de Leiria. Claramente, nunca foi feliz em Leiria. Porque a beleza (como as lentes de contacto) está nos olhos de quem vê. Costumo dizer que a lua é apenas um nem-sequer-planeta empoeirado e com buracos...excepto se olhares para ela com o espírito certo, ou a companhia certa, no momento certo.

Não posso, no entanto, deixar de refutar cada uma das suas justificações:

- É uma cidade feia e sem encanto. Já estiveste ao pé da fonte luminosa à noite, com vista sobre o castelo no topo da cidade? Nops.
- Sempre que fui lá alguma coisa correu mal. É aí que está  o problema - teu, não da cidade.
- Tem um clube de futebol patético e sem adeptos. Tem cerca de vinte adeptos, ok?? :p E assim sendo estás a chamar patético a muito mais de metade dos clubes do país. Não queiras comprar mais brigas - já deves ter visto a Liga dos Últimos, não?
- Não é suficientemente perto de nada (nem de Lisboa - ainda bem -, nem de Coimbra, nem da Figueira). Vendo no mapa...é mesmo, mesmo entre Lisboa e Coimbra!
- É a cidade dos Silence4 São gostos. Eu prefiro isso do que ser da tua terra, Setúbal, que como bem lembraste é a cidade do Toy.
- É habitada por gente que votou na Isabel Damasceno. Nem todos, meu caro...Mas nesta dou o braço a torcer.

 

Ainda remata dizendo que nem a comida é boa (só a dos Marrazes que nem Leiria é, segundo ele). A comida depende de quem a faz não da proveniência geográfica. Pelo menos não em tão pouca diferença geográfica do sítio onde comes habitualmente. A diferença talvez esteja no cozinheiro que escolheste, certamente mal guiado. 
E Marrazes é Leiria. Como a Batalha. Como as Caldas. Como Óbidos. Como Alcobaça. (humm...duas destas têm Maravilhas de Portugal).

Até a boa da Fátima veio a Leiria (a mãe do JC intitulada "nossa senhora", não a Felgueiras). Alguma vez foi a Setúbal? hã, hã?!

Mas se tudo isto não chegasse, que chegue isto para fazer de Leiria uma cidade de topo: eu sou de Leiria. E a partir daqui, qualquer teoria da conspiração cai por terra.

PS.: Um bem-haja Arrumadinho, por não gostares de naprons!


 

feeling: na defesa do território
by Té às 22:31

link do post | COMENTAR | favorito
6 comentários:
De Anónimo a 14 de Dezembro de 2008 às 14:11
Eu sou O Anónimo. E pelos vistos não precisas do meu nome para me reconheceres, porque o que interessa não é o meu nome é a ideia que eu quero fazer passar. O arrumadinho foi insultuoso... Foi e pode sê-lo. Está no seu direito. Depois de algumas pessoas se insurgirem disse que afinal eram as pessoas de Leiria que não tinham sentido de humor. Então eu dei-lhe a provar o próprio veneno. Brinquei com ele insultando-o e desejando-lhe a morte. Chama-lhe humor negro se quiseres. Ele não gostou? Azar. Era uma brincadeira e ele pelos vistos não tem assim tanto sentido de humor. A lição de moral é que não se cospe no prato que te deu de comer, mesmo quando não se gosta da comida.
De a 14 de Dezembro de 2008 às 14:41
Está bem. Concordo com a lição. E de facto até gosto de humor negro e acho que temos de saber aceitar as coisas com leveza e bom humor.

Quanto à designação "Anónimo" continuo a não concordar. Sei quem é porque foste o único que não escolheste uma identificação, mas se todos fizessem o mesmo não seria bem assim.

Em todo o caso, tens o direito de o fazer. Como o arrumadinho tem o direito de não gostar de leiria (desde que se coíba de insultar as pessoas de lá), como as pessoas de leiria têm o direito de se insurgir (desde que não se falte ao respeito a ninguém).

;)
De Bomboca a 15 de Dezembro de 2008 às 12:28
São Pedro de Moel pertence a Leiria e é muito bonito, e na pensão em que fiquei se havia coisa boa era a comida, só de pensar nham nham.
Quanto ao resto não sei mas se tu o dizes lolol.
Vês é bom que te pisem de vez enquando os calcanhares, saiem uns posts muito bons e que eu adoro ler ;)
Bjao gd e viva a Amadora lolololol
De alentejana* a 15 de Dezembro de 2008 às 15:26
"Viva a Amadora!" também dava um belo post :)

(Não é ironia, eu realmente gosto da Amadora e nem tenho medo de andar na linha de Sintra uhh)

E todas as cidades são fantásticas, cada uma à sua maneira, ningém se devia queixar, se calhar preferiam morar em Curral de Moinas não?! (também deve ter os seu encantos).

Bem haja :)
De Elsa a 16 de Dezembro de 2008 às 18:20
E Leiria é Leiria, uma pessoa mete-se a dizer que não gosta sem saber! Eu cá adoro Leiria, e não precisa de ser perto de Lisboa, nem de Coimbra, nem de ter restaurantes com estrelas Michelin (será que é assim que se escreve) ! Cada cidade é bonita à sua maneira, só há gente que não percebe! Protegendo a cidade em que cresci!
De Um Gajo Qualquer... a 25 de Janeiro de 2009 às 16:35
Estás acriticar O Arrumadinho??? lol
Ai ai, vais fazer muitos inimigos na blogosfera, afinal ele é adorado por muitos... :P (não por mim...)

"O Anónimo" ;)

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. O mundo podia ter acabado

. O Sexo, a Cidade e o João

. A Estória da Traça

. Alô?

. Não admira que o ano corr...

. Balanço do mês

. Wishlist - a própria!

. Perigo! Crianças que acre...

. Até parece que não tenho ...

. Estimados Leitores

. Marketing 101 para Mendig...

. Começo a achar que a Lady...

. What Else?

. Primeiro dia

. 6a Feira 13 MUDASTI

.arquivos

. Outubro 2011

. Junho 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Maio 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.tags

. todas as tags

.blogroll